Erika Hilton e Chirley Pankará realizam Audiência Pública ‘A luta por direitos dos povos indígenas de São Paulo’ na Comissão de Direitos Humanos

Em mais uma ação para ratificar o Agosto Indígena Chirley Pankará e Érika Hilton realizam audiência pública online com representantes de movimentos indígenas da cidade de SP

18 ago 2021, 13:58 Tempo de leitura: 2 minutos, 19 segundos
Erika Hilton e Chirley Pankará realizam Audiência Pública ‘A luta por direitos dos povos indígenas de São Paulo’ na Comissão de Direitos Humanos

Acontece nesta quinta-feira (19/08), às 17h, Audiência Pública Online “Agosto Indigena: A luta por direitos dos povos indígenas de São Paulo”, a ser realizada pela Câmara Municipal de São Paulo, com representantes indígenas e lideranças políticas. A audiência será presidida pela Comissão Extraordinária dos Direitos Humanos e Cidadania, que tem como presidente a vereadora Erika Hilton e como vice-presidente Eduardo Suplicy, que participarão do ato.

Trata-se de uma ação em conjunto dos âmbitos estadual e municipal, sendo o Estado representado pela codeputada estadual e indígena Chirley Pankará. Além da codeputada e dos vereadores, estarão presentes representantes indígenas, como Thiago Henrique Karai Djekupé e Richard Vera Poty Gabriel, ambos Guarani, da Terra indígena do Jaraguá;  Paulo Karai, morador da terra indígena Tenondé Porã, Parelheiros; Emerson Guarani e Pedro Pankararé, indígenas em contexto urbano.

Segundo IBGE (Censo de 2010) o município de São Paulo é o 4º município com maior população indígena no Brasil, sendo 12.977 indígenas. Há na cidade duas Terras Indígenas Guarani localizadas na zona sul e oeste (Terras Indígenas Jaraguá e Tenondé Porã) onde vivem 1711 pessoas, além de uma grande população indígena distribuída por diversos bairros da Grande São Paulo constituída por famílias que estão alocadas na cidade. 

A audiência pública visa ouvir as demandas e anseios de populações indígenas aldeadas, bem como as que vivem em contexto urbano, uma vez que as terras indígenas em São Paulo estão localizadas na região de maior desenvolvimento econômico do País e sujeitas a uma grande diversidade de pressões e ameaças, como as advindas de empreendimentos de infraestrutura, interesses minerários, especulação imobiliária, desmatamento, queimadas, dentre outras violências, que as colocam em situação de vulnerabilidade. 

“Mesmo com todas as pressões e desafios, os povos indígenas em São Paulo visam promover a gestão ambiental e territorial em suas terras”, afirma a vereadora e presidente da comissão Erika Hilton. “Na maior parte das vezes os territórios indígenas não oferecem as condições ambientais e ecológicas ideais para a reprodução física e cultural. da cidadania e dos direitos humanos e lutamos diariamente para mudar isso”, finaliza a codeputada estadual e indígena Chirley Pankará.

Não é a primeira vez que Chirley Pankará e Erika Hilton se unem em projetos que deem visão ao povo indigena. Ambas protocolaram em 09 de agosto, Dia Internacional dos Povos Indígenas, um projeto de Lei que visa ampliar o Agosto Indígena Oficial também no município de São Paulo.