Nota da bancada do PSOL na Câmara Municipal de São Paulo

Clique para ler na íntegra

15 out 2021, 17:58 Tempo de leitura: 1 minuto, 24 segundos
Nota da bancada do PSOL na Câmara Municipal de São Paulo

A bancada de vereadoras e vereadores do PSOL na Câmara Municipal de São Paulo vem a público se posicionar sobre os fatos ocorridos nas duas últimas sessões legislativas e sobre um suposto caso de injúria racial ocorrido no dia 13 de outubro por uma pessoa presente na galeria do plenário.

O vereador Fernando Holiday acusa um assessor parlamentar do Vereador Professor Toninho Vespoli, que estava na galeria do plenário, de ter proferido uma injúria racial.

No dia seguinte aos fatos, em um julgamento precipitado, o presidente Milton Leite e o vereador Fernando Holiday do plenário da Câmara Municipal ordenaram a prisão de uma pessoa que estava na galeria, acusando-a de ser a mesma da sessão anterior.

A prisão só não foi efetuada porque se comprovou que a pessoa cuja prisão foi ordenada sequer estava na galeria no dia dos fatos. O fato demonstra a gravidade de qualquer julgamento precipitado e a necessidade de uma apuração que conte com análise técnica (perícia do vídeo e áudio) para avaliação do ocorrido.  

Nesse sentido, a bancada do PSOL decidiu afastar o assessor enquanto ocorrer a apuração dos fatos, reafirmando a necessidade de que seja conduzida uma investigação circunstanciada do caso, pelas instâncias competentes para tanto, que averigue até o fim os fatos ocorridos. 

A bancada de vereadoras e vereadores do PSOL em São Paulo reitera seu compromisso intransigente com o combate ao racismo e seguirá atenta e combativa nas denúncias contra esta prática tão danosa aos espaços políticos e à sociedade em geral.