IPTU REGRESSIVO EM SP: imposto mais caro pra periferia e mais barato pra zona nobre

PSOL teve acesso a dados da Secretaria da Fazenda que mostram as periferias como as mais impactadas pela proposta

22 nov 2021, 11:10 Tempo de leitura: 1 minuto, 18 segundos
IPTU REGRESSIVO EM SP: imposto mais caro pra periferia e mais barato pra zona nobre

A proposta do prefeito Ricardo Nunes de atualizar a Planta Genérica de Valores pode aumentar regressivamente o IPTU na cidade e resultar na perda de isenção para cerca de 70 mil domicílios, de acordo com os dados enviados pela Secretaria da Fazenda a pedido da Bancada do PSOL.

Como é possível observar no mapa, os mais atingidos pela perda de isenção estão localizados em regiões mais afastadas do centro: #ZonaLeste (Sapopemba, São Mateus, São Miguel, Itaquera, Cidade Líder, etc.) e a #ZonaSul (Cidade Ademar, Cidade Dutra, Jabaquara, Grajaú, Pedreira, Campo Limpo, etc.).

Quantidade de imóveis que perderam isenção do IPTU em 2021. Fonte: SMF/PMSP, 2021. Elaborado por Luciana Itikawa.

Estes são territórios populares e a proposta da Prefeitura, com mais esse aumento, dessa vez no custo da moradia, o PL causa a expulsão cada vez mais para a extrema periferia trabalhadoras e trabalhadoras.

Em números absolutos, as regiões que mais concentram imóveis que perderão a isenção, caso a proposta de Ricardo Nunes seja aprovada, são os distritos de #Itaquera (4203), #Sapopemba (3892), #CidadeAdemar (3514), #SãoMateus (3496) e #CidadeDutra (3455).

Se olharmos a porcentagem dos distritos que mais perderam imóveis em relação aqueles que já tinham isenção, estão distritos populares como Pedreira (37% perderam isenção), Cidade Dutra (25%), São Miguel (21%), etc. Com o aumento da inflação e do custo de vida, sem a reposição nos rendimentos da população, essa iniciativa da Prefeitura será mais um duro ataque ao povo!

Precisamos barrar esse absurdo!