CHEGA DE RACISMO NA CÂMARA DE SP

Bancada do PSOL defende a cassação do vereador Camilo Cristófaro por suas falas racistas durante uma CPI

4 maio 2022, 15:09 Tempo de leitura: 1 minuto, 33 segundos
CHEGA DE RACISMO NA CÂMARA DE SP

A bancada de vereadoras e vereadores do PSOL na Câmara Municipal de São Paulo vem a público defender a cassação do vereador Camilo Cristófaro que no início da reunião da CPI dos Aplicativos realizada ontem (2/5) proferiu o termo “coisa de preto” por meio do plenário virtual.

É inaceitável que mais esse caso de racismo na Câmara Municipal da maior cidade da América Latina passe impune. É necessário que as vereadoras e vereadores de São Paulo deem um passo decisivo e importante no combate ao racismo, cassando vereadores por falas racistas. 

Uma postura verdadeiramente antirracista exige uma punição justa e didática para casos de racismo. Os parlamentares de São Paulo precisam passar uma mensagem nítida para a sociedade de que o racismo não será aceito.

Em 2021 houve outro caso de racismo que foi punido apenas com uma advertência e vemos se repetir este ano. Os vereadores de São Paulo não podem deixar de punir sob pena da prática virar corriqueira, pois nunca é punida. 

É urgente a necessidade de agir a fim de apurar a conduta e adotar todas as medidas de direitos possíveis para coibir a reincidência de casos como o presente. Lembremos que o caso é um evidente exemplo de racismo institucional, o qual representa a reprodução pelas instituições públicas de comportamentos racistas presentes na sociedade e, assim, contribuindo para a estruturação e reprodução do racismo.

As vereadoras e vereadores do partido entraram com representação na Corregedoria da Câmara além de acionar a Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) a fim de que o caso seja investigado pela Polícia Militar. Nos próximos dias outras iniciativas jurídicas serão tomadas frente a mais esse grave caso.