PSOL votará contra projeto que permite mais uma reeleição à presidência da Câmara Municipal

Projeto é antidemocrático ao dificultar a alternância de poder na maior casa legislativa da américa latina

6 set 2022, 16:13 Tempo de leitura: 1 minuto, 11 segundos
PSOL votará contra projeto que permite mais uma reeleição à presidência da Câmara Municipal

A Câmara Municipal de São Paulo vota hoje (6/9) alterações no regimento interno e na Lei Orgânica do Município que permitirão mais uma reeleição à presidência da Câmara Municipal. Atualmente, a legislação permite apenas uma reeleição. Com a alteração proposta, o presidente poderá se reeleger duas vezes. 

A proposta parte do atual presidente, vereador Milton Leite (União Brasil), que pretende se reeleger e ficar 3 anos no poder (2020, 2021 e 2022), sem contar os outros dois que foi presidente (2017 e 2018) durante a gestão do ex-prefeito João Dória. 

Caso a medida seja aprovada e o parlamentar reeleito, serão cinco dos últimos 8 anos do parlamentar presidindo a maior Câmara de Vereadores da América Latina.  

Na opinião da bancada de vereadoras e vereadores do PSOL, essa medida permitirá uma permanência excessiva de um parlamentar em um cargo de grande poder e tão importante na maior cidade do país. 

O presidente da Câmara tem muitos poderes, como determinar a pauta das sessões, definindo quando e o que será votado e, portanto, os rumos da cidade. É muito poder nas mãos de uma pessoa.

A bancada do PSOL votará contra esta alteração por considerar fundamental a democratização da Câmara Municipal e para garantir maior alternância de poder, e não menos, na Casa.