Bancada Feminista do PSOL

A Bancada Feminista do PSOL é um mandato coletivo eleito nas eleições de 2020 com 46.242 votos, a sétima candidatura mais votada da cidade.

Registrada na urna com o nome “Silvia da Bancada Feminista”, o mandato conta com cinco covereadoras: Silvia Ferraro, Paula Nunes, Carolina Iara, Dafne Sena e Natália Chaves, que dividem tarefas e funções na Câmara Municipal de São Paulo.

O mandato coletivo

A ideia de mandato coletivo surgiu da necessidade de ampliarmos a representatividade do parlamento e democratizarmos o acesso ao poder institucional.

Cansadas de parlamentares que se distanciam das demandas da população depois da eleição, a mandata coletiva eleita da Bancada Feminista do PSOL tem como objetivo manter sua proximidade com a população e por isso está representada por cinco covereadoras.

Acreditamos que o feminismo é diverso e nossos perfis mostram exatamente isso: somos mulheres de todas as lutas. Construímos um feminismo popular, em defesa das pautas dos 99%!

Na Câmara, nosso mandato compõe a titularidade da Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente, responsável pela formulação da revisão do Plano Diretor Municipal, e da Comissão Extraordinária de Segurança Pública.

Venha construir esse mandato coletivo e ajude a democratizar os espaços políticos da Câmara dos Vereadores de São Paulo.


Quem somos

Silvia Ferraro

Professora de História da rede municipal de ensino, mãe e ativista da frente Povo Sem Medo e do movimento feminista. Sua militância política começou já na adolescência, a partir do movimento estudantil, da Pastoral da Juventude e das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). Começou a dar aulas na escola pública com 20 anos e, desde então, construiu uma trajetória de luta em defesa da educação. Foi candidata do PSOL ao Senado em 2018, quando obteve mais de 208 mil votos só na capital, a maior votação do partido na cidade. É membra do Diretório Nacional do PSOL.

Paula Nunes

Ativista do movimento de juventude Afronte e do movimento negro desde 2012. Participa da Marcha de Mulheres Negras de São Paulo e ajudou a construir diversos outros grupos de combate ao racismo na cidade, como a Coalizão Negra por Direitos e o Comitê Contra o Genocídio da Juventude Negra. É advogada criminalista e defensora de direitos humanos, tendo a segurança pública como uma de suas principais pautas. Antes disso, integrou a gestão do Centro Acadêmico 22 de Agosto na PUC/SP.

Carolina Iara

Travesti, intersexo, negra e vive com HIV/aids há 6 anos. Mestranda em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC, pesquisa sobre empregabilidade de pessoas negras que vivem com HIV. É assistente de políticas públicas da Secretaria Municipal de Saúde e militante do Coletivo Loka de Efavirenz, da Rede de Jovens São Paulo Positivo (RJSP+) e da Associação Brasileira Intersexo (ABRAI).

Dafne Sena

Trabalhadora de aplicativos, militante ecossocialista, vegana por um veganismo popular e integra a Coordenação Estadual da Setorial Ecossocialista do PSOL. Advogada criminalista de formação, participa da construção do Fórum Popular da Natureza e organiza grupos de estudos sobre livros marxistas.

Natália Chaves

Militante ecossocialista, vegana por um veganismo popular e integrante da Coordenação Estadual da Setorial Ecossocialista do PSOL. Formada em Letras, é tradutora, tendo contribuído com a Revista Jacobin. Participa do Movimento S.O.S Emprego Nacional e do Coletivo Anticapitalista por um Veganismo Acessível e Livre de Opressão (C.A.V.A.L.O.).

Fale com a Bancada Feminista:

Ramal: 4499-4021-4022-4023-4595-4596-5110

FAX: (0xx11) 3396-3947

E-mail: bancadafeminista@saopaulo.sp.leg.br

Endereço para correspondência: 
Câmara Municipal de São Paulo – Palácio Anchieta – Viaduto Jacareí, 100 – CEP 01319-900 – Sala: 706