Mandata Coletivo Quilombo Periférico

A mandata coletiva Quilombo Periférico é formada por seis lideranças forjadas no movimento negro e periférico, pessoas comprometidas com as causas sociais, que em um determinado momento entenderam que a maneira mais efetiva de fazer com que as necessidades da população periférica sejam consideradas pela administração municipal é ocupando espaços de decisão com pessoas que vivem e trabalham nesses territórios.

No último pleito municipal, em 15 de novembro de 2020, essas lutadores e lutadoras conquistaram 22.742 votos por meio de suas trajetórias em trabalhos de base nas bordas da cidade. Elaine Mineiro, junto com Débora Dias, Samara Sosthenes, Júlio Cézar de Andrade, Erick Ovelha e Alex Barcellos, conquistaram o direito de ocupar uma cadeira na Câmara Municipal de São Paulo.

Eleites através do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), terão como objetivo trabalhar por pautas como Educação, serviço social, políticas de fomento à cultura periférica, saúde, segurança pública municipal focada no combate ao genocídio da população negra, direitos das crianças e adolescentes, defesa das religiões de matriz africana, direitos das mulheres negras e da população LGBTQIA+.

Quem Somos

Elaine Mineiro

Mãe, geógrafa, arte educadora e articuladora cultural.
Foi coordenadora do núcleo de base da UNEafro Brasil no Jd. Pantanal, em São Miguel Paulista. Atuou na Comunidade do Jongo dos Guaianás e no grupo Samba das Pretas, na Cidade Tiradentes, região leste de SP, onde vive.

Débora Dias

Preta, moradora de Sapopemba e sapatão. Estudante de Ciências Sociais da UNIFESP, foi orientadora socioeducativa no Centro de Criança e Adolescente – CCA, é educadora popular e articuladora da UNEafro Brasil do núcleo Ilda Martins (Fazenda da Juta-ZL) e no Projeto Agente Popular de Saúde. É artista e pesquisadora da Coletiva Emana Zona Leste.

Samara Sosthenes

Travesti e nordestina. Estudante de Meio Ambiente, foi moradora da ocupação Prestes Maia e uma das coordenadoras da UNEafro Brasil no núcleo Laura Vermont, na Luz. Militante do movimento negro, de mulheres e LGBTQIA+, trabalhou como articuladora social no centro de cidadania LGBTI Sul. Foi integrante do movimento de moradia por três anos, atuando como coordenadora de ocupações no extremo da Zona Sul e no Centro de São Paulo. É voluntária na Pastoral do Povo de Rua.

Julio Cezar de Andrade

Morador de Guaianases, zona leste de SP, assistente social, pós-graduado em direito da criança e do adolescente e mestre em Serviço Social, além de membro do Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente. Foi diretor do Conselho Regional de Serviço Social de São Paulo – CRESS-SP e da Comissão Ampliada de Ética e Direitos Humanos. Colaborou para fundar e articular núcleos de base da UNEafro Brasil, foi Conselheiro Tutelar na região do Lajeado. Atuou como educador social em serviços de acolhimento e abordagem de rua e coordenou um serviço de convivência e fortalecimento da criança e do adolescente. É profissional e reconhecido ativista do Serviço Social e Babalorixá da casa Ile Aye Dun.

Antonio Erick Gomes da Silva

Também conhecido como “Erick Ovelha”, é morador do Jd São Luís, Zona Sul de São Paulo. É jornalista e educador físico, pós-graduado em fisiologia do exercício. Atuou na Associação Cultural Esportiva Bloco do Beco como agente cultural. É pesquisador do samba paulista e compõe um trabalho junto às comunidades de samba de São Paulo. É cofundador do Quilombo Cultural Ybira Samba, comunidade de samba da região do Jd Ibirapuera, Zona Sul. Faz parte do coletivo Maloka Socialista e atua no Movimento Negro Unificado – MNU.

Alex Borges Barcellos

Foi articulador cultural na agência Solano Trindade e na Rede Juvesol – Juventudes e Economia Solidária, produtor do Festival Percurso e ex- agente comunitário na União Popular de Mulheres, UPM. Integra o coletivo socioeducativo Resenha Poética da Várzea e participa da rede Ocupa Política. Ex-educador popular da Incubadora Municipal de Economia Solidária de São Paulo. Ex-gerente de Comércio e Varejo. Empreendedor Social da SPeriferia Economia da Cultura, Criativa e Solidária.

Fale com o Quilombo Periférico:

Ramal: 4815-4685-4686-4687-4814-5009-5109
FAX: (0xx11) 3396-4698
E-mail: elainequilomboperiferico@saopaulo.sp.leg.br
Endereço para correspondência:  Câmara Municipal de São Paulo – Palácio Anchieta – Viaduto Jacareí, 100 – CEP 01319-900 – Sala: 515