Mandata Coletivo Quilombo Periférico

A mandata coletiva Quilombo Periférico é formada por quatro lideranças forjadas no movimento negro e periférico, pessoas comprometidas com as causas sociais, que em um determinado momento entenderam que a maneira mais efetiva de fazer com que as necessidades da população periférica sejam consideradas pela administração municipal é ocupando espaços de decisão com pessoas que vivem e trabalham nesses territórios.

No último pleito municipal, em 15 de novembro de 2020, essas lutadores e lutadoras conquistaram 22.742 votos por meio de suas trajetórias em trabalhos de base nas bordas da cidade. Elaine Mineiro, junto com Débora Dias, Júlio Cézar e Alex Barcellos, conquistaram o direito de ocupar uma cadeira na Câmara Municipal de São Paulo.

Eleites através do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), terão como objetivo trabalhar por pautas como Educação, serviço social, políticas de fomento à cultura periférica, saúde, segurança pública municipal focada no combate ao genocídio da população negra, direitos das crianças e adolescentes, defesa das religiões de matriz africana, direitos das mulheres negras e da população LGBTQIA+.

Quem Somos

Elaine Mineiro

Mãe, geógrafa, arte educadora e articuladora cultural.
Foi coordenadora do núcleo de base da UNEafro Brasil no Jd. Pantanal, em São Miguel Paulista. Atuou na Comunidade do Jongo dos Guaianás e no grupo Samba das Pretas, na Cidade Tiradentes, região leste de SP, onde vive.

Débora Dias

Preta, moradora de Sapopemba e sapatão. Estudante de Ciências Sociais da UNIFESP, foi orientadora socioeducativa no Centro de Criança e Adolescente – CCA, é educadora popular e articuladora da UNEafro Brasil do núcleo Ilda Martins (Fazenda da Juta-ZL) e no Projeto Agente Popular de Saúde. É artista e pesquisadora da Coletiva Emana Zona Leste.

Alex Borges Barcellos

Foi articulador cultural na agência Solano Trindade e na Rede Juvesol – Juventudes e Economia Solidária, produtor do Festival Percurso e ex- agente comunitário na União Popular de Mulheres, UPM. Integra o coletivo socioeducativo Resenha Poética da Várzea e participa da rede Ocupa Política. Ex-educador popular da Incubadora Municipal de Economia Solidária de São Paulo. Ex-gerente de Comércio e Varejo. Empreendedor Social da SPeriferia Economia da Cultura, Criativa e Solidária.

Julio Cezar de Andrade

Morador de Guaianases, zona leste de SP, assistente social, pós-graduado em direito da criança e do adolescente e mestre em Serviço Social, além de membro do Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente. Foi diretor do Conselho Regional de Serviço Social de São Paulo – CRESS-SP e da Comissão Ampliada de Ética e Direitos Humanos. Colaborou para fundar e articular núcleos de base da UNEafro Brasil, foi Conselheiro Tutelar na região do Lajeado. Atuou como educador social em serviços de acolhimento e abordagem de rua e coordenou um serviço de convivência e fortalecimento da criança e do adolescente. É profissional e reconhecido ativista do Serviço Social e Babalorixá da casa Ile Aye Dun.

Fale com o Quilombo Periférico:

Ramal: 4815-4685-4686-4687-4814-5009-5109
FAX: (0xx11) 3396-4698
E-mail: elainequilomboperiferico@saopaulo.sp.leg.br
Endereço para correspondência:  Câmara Municipal de São Paulo – Palácio Anchieta – Viaduto Jacareí, 100 – CEP 01319-900 – Sala: 515